Resultado de Exames

Escolha a plataforma do seu exame. Tenha em mãos os dados necessários de acesso.

Obesidade, passo a passo para identificar e cuidar

A obesidade é um reflexo multifatorial originado, na maioria dos casos, pelo desbalanço energético, quando a pessoa consome mais energia e gasta menos do que consome. O resultado dessa matemática é  sobra ocasionando o ganho de peso.

Como pode ser avaliado se está ou não com ganhos extras?

Há diversos métodos para avaliar se o peso de uma pessoa é excessivo. Na prática clínica cotidiana e para a avaliação em nível populacional, recomenda-se o uso do Índice de Massa Corporal (IMC) por sua facilidade de mensuração e por ser uma medida não invasiva e de baixo custo.

O IMC é estimado pela relação entre o peso e a altura do indivíduo, expresso em kg/m2. O IMC, além de classificar o indivíduo com relação ao peso, também é um indicador de riscos para a saúde e tem relação com várias complicações metabólicas.

A fórmula para o cálculo do IMC é: peso (em kg) dividido pela altura (2), ao quadrado, (em metros).

Como se classifica?

De modo geral, o IMC pode classificar um indivíduo em:
desnutrido (baixo peso); < 18,5 kg/m²
eutrófico (peso adequado); > 18,5 e < 25 kg/m²
sobrepeso (peso acima do adequado); > 25 e < 30 kg/m²
obesidade I  > 30 kg/m² < 35 kg/m²
obesidade II > 35 kg/m² < 40 kg/m²
obesidade III > 40 kg/m²

Essa classificação tem diferentes pontos de corte que variam de acordo com a idade e sexo (menores de 19 anos de idade); de acordo com a idade gestacional (em mulheres grávidas) e entre idosos.

A Cardioimagem Day Hospital conta com uma equipe que se mantém constante atualização  para poder atender às pacientes e o melhor da medicina preventiva atuando com ações  que visam evitar o desenvolvimento e a evolução de doenças que afetem a saúde da mulher.

AGENDE UMA CONSULTA